A informação é o maior patrimônio de uma organização, de uma entidade. Quando falamos de informação de forma digital, não se trata apenas de uma série de bytes aglomerados, mas sim, de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma instituição possa utilizá-los em prol de um ideal ou objetivo. É por isso, que a tecnologia da informação é tão importante para o mundo atual. Ela pode ser definida como um conjunto de atividades que executadas por recursos de computação tem como fim permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações para a tomada de decisões, de forma prática, rápida, integrada, segura, exata, com o melhor custo/benefício.
Visando atender as necessidades atuais da evangelização, a diocese de Araçatuba iniciou, em 2012, um processo de informatização que visa a integração e o gerenciamento das informações pastorais e administrativas de todas as paróquias e a cúria diocesana. O software de gestão, aprovado pelo clero e conselho econômico diocesano, é desenvolvido por uma empresa do Paraná, especializada em paróquias e (Arqui) dioceses. Seu sistema já encontra-se instalado em diversas regiões do país.
Na última segunda-feira (20), secretários e secretárias, pessoas ligadas ao setor administrativo/financeiro, das paróquias e da cúria, participaram de treinamento para utilização do sistema, bem como tirar dúvidas do seu uso diário. A formação foi na sala de reuniões da paróquia Sant'Ana, em Araçatuba, e durou o dia todo.
O sistema para as paróquias, oferece controle completo dos dizimistas, membros das pastorais e movimentos, planejamento paroquial com seus calendários e agendas, intenções e avisos de missas, controle dos batizados (tanto para impressão de livros novos como antigos), da Crisma, Matrimônio e Catequese, além do controle financeiro e do patrimônio. No sistema da cúria diocesana, acontece a integração de todas as informações geradas nas paróquias, além das produzidas pela própria administração diocesana, bem como o gerenciamento dos presbíteros, diáconos e agentes de pastoral.
Com isso, diocese e paróquias, esperam atender de forma mais ágil e eficiente, as inúmeras solicitações e necessidades que chegam todos os dias em suas secretarias e atendimentos. É a tecnologia da informação a serviço da evangelização.
Assessoria de Comunicação da Diocese de Araçatuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário