sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

2° dia de Retiro com as Irmãs Orionitas - Evangelizar!

Segundo dia de Exercícios espirituais com as Irmãs Orionitas.
Refletimos a situação em que se encontra a humanidade após as promessas de bem estar e de felicidade regida pela razão iniciada mais precisamente com o iluminismo. Abordamos de maneira bem resumida, Freud, Marx, Nietzsche e Darwin, cujo pensamento ajudou a lançar a humanidade no esvaziamento do sagrado, na crise de valores humanos e num exacerbado pessimismo. A humanidade parece estar mergulhada numa fase de profunda decepção, devida a falência das propostas Iluministas. Nesse caso, Deus nunca foi tão urgente, o retorno do sagrado e a humildade de reconhecer de que não se pode tudo sem Ele.
A Vida Religiosa não tem tempo para pessimismo. Somos convidados a Evangelizar, num mundo tão “analfabeto de Deus”.
No âmbito pessoal faz-se necessário a aceitação de sua história pessoal, a necessidade de fazer as pazes com seus limites pessoais.
Ser exigentes com a minha pessoa e tolerante com os demais. Adentrar e trilhar o difícil caminho do aprender a conviver . Conviver é base constitutiva da Vida Religiosa.
 Ter a consciência de que se estamos sempre começando, que temos que continuar e que seremos interrompidos antes de terminar. Portanto não devemos nos preocupara em colher resultados, não há pressa, o importante é lançar-se em ações e relações mais humanas, fraternas e evangelizadoras. A missão da Religiosa é semear, colher é com Deus que faz milagrosamente a semente brotar.
 Jesus nos diz para não ter medo ele está na barca conosco. Faz-se necessário vivenciarmos essas relações de acordo com a pedagogia de Jesus: Testemunho, Diálogo, Simplicidade, Serviço e Evangelização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fãs do Diário