sexta-feira, 24 de junho de 2011

Crianças Orionitas Presenteiam Papa

60 PEIXES COLORIDOS DE PRESENTE PARA O PAPA


Entregues pelas crianças de Dom Orione

ROMA, quinta-feira, 23 de junho de 2011 (ZENIT.org) - No final da audiência geral de ontem, algumas crianças, em nome da congregação fundada por Dom Orione, Piccola Opera della Divina Provvidenza (Pequena Obra da Divina Providência), presentearam Bento XVI com 60 peixes coloridos, por ocasião do seu 60º aniversário de sacerdócio.
Pouco antes, recordando os grupos presentes na audiência geral, o Pontífice saudou “com carinho a peregrinação da Congregação Orionita proveniente de Tortona e de Roma, com a esperança de que este encontro seja para todos estímulo e valentia, para ser, cada vez mais, sinais eloquentes do amor de Deus e missionários da sua paz”.
O Pe. Flavio Peloso, superior geral dos Orionitas, disse que “levei a saudação de toda a congregação ao Santo Padre. E renovei nosso compromisso especial de fidelidade ao Sucessor de Pedro, fortemente querido pelo próprio Dom Orione. Os pequenos orionitas, meninos e meninas conectados por meio da amizade no mundo inteiro, entregaram ao Santo Padre, como sinal de grande alegria, 60 peixinhos coloridos. As crianças sabem bem que Pedro, o primeiro amigo de Jesus, era um pescador que foi surpreendido quando, lançando as redes em obediência a Jesus, estas se encheram com muitíssimos peixes”.
Na Praça de São Pedro está presente também uma grande representação da cidade de Tortona, junto ao seu prefeito, que vieram para irmanar-se com Roma, no 80º aniversário do Santuário Votivo da Guarda, construído por Dom Orione em Tortona. O Pe. Peloso agradeceu ao Papa pela visita de 24 de junho de 2010, na qual abençoou a Madonnina di Monte Mario em Roma.
Por outro lado, hoje de manhã, no Centro Dom Orione de Roma, o embaixador israelense na Santa Sé, Mordechay Lewy, outorgou o reconhecimento de “Justo entre as Nações” à memória do Pe. Gaetano Piccinini (1904-1972).
Órfão devido ao terremoto de Marsica em 1915, Piccinini foi recolhido pelo Pe. Luigi Orione e ordenado sacerdote em 1927. Em Roma, nos anos da guerra, usou sua criatividade para salvar dezenas e dezenas de judeus das deportações.
“O compromisso humanitário do Pe. Gaetano, seguidor de Dom Orione, coloca-se na linha de solidariedade com os pobres e fracos que caracteriza o estilo da nossa ação, em fidelidade ao Evangelho e ao mandato papal específico”, explicou o Pe. Peloso.
“O Pe. Gaetano, além disso – precisou –, foi uma verdadeira e própria proteção civil, antecipando-se à sua época. Trabalhou na Itália para aliviar os sofrimentos das populações atingidas pela calamidade, de Belice a Vajont; e no exterior também, promovendo atividades caritativas e educativas na Inglaterra e nos Estados Unidos. É o fundador do centro de Via della Camilluccia, e não foi por acaso que recebeu, em 1963, a visita do presidente John Kennedy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fãs do Diário