sábado, 22 de outubro de 2011

Deixem as crianças brincarem!

Deixa o menino brincar!
Disse o pai, quando a mãe preocupada com a roupa
que ficaria suja de terra onde a criança rolava com o cachorro.
Nesta quinta feira dia 20, as crianças do CEDO (Centro Educacional Dom Orione) acompanhada dos educadores foram a lugar muito especial, para uma tarefa muito especial. Brincar.
Brincar é coisa séria, crianças que brincam exercitam a convivência social, os laços de amizade, capacidades cognitivas e criativas. São mais tranqüilas para, quando crescerem enfrentarem as adversidades dos mundo adulto.
Deixe o menino brincar, disse o pai. Hoje nós educadores, num coro único, aqui no Colégio dos Padres, dizemos também: Deixem as crianças brincarem!
Pobre das crianças forçadas precocemente a serem adultas, na vestimenta, nas responsabilidades no medo.
Pobre das crianças desencorajadas dos sonhos.
Pobre das crianças, cuja infância se perde na palidez de horas a fio diante de um computador.
Sem conhecer o calor de um abraço, a ousadia de traquinagens entre os colegas, dos risos fáceis diante algo engraçado e bobo; do cheiro da terra, das cócegas dos pés descalços na areia, do desafio de um mergulho na água.
Educar para a vida é deixar que as crianças sejam crianças, e não adultos em miniaturas como querem muitos pais e educadores.
Nós educadores aqui do Instituto Nossa Senhora de Fátima, estamos cada vez mais empenhados em transformar o Centro Educacional Dom Orione numa referência de educação séria e comprometida com o futuro de cada criança.
Nesse empenho é imprescindível contar com a participação dos pais.
Deixem as crianças brincarem.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fãs do Diário