quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Guararapes sai para desfilar em seu aniversário

Gestos significativos nunca são vazios, sempre representam algo maior que o próprio gesto.
O gesto de um abraço, mostra que aquela pessoa é querida, é como se quiséssemos puxá-la para dentro do coração.
Um casal de mãos dadas caminhando pela cidade, é sinal de pertença, de que um é o apoio do outro pela caminho que é a vida, representa, fidelidade e amor. Os exemplos são tantos, como estrelas no firmamento e santos no céu.
Quarta feira foi a data que a cidade escolheu para celebrar com a população o seu aniversário.
Estive presente no desfile. Via-se inúmeras placas e faixas com homenagens a Guararapes”.
Afinal, quem é Guararapes? Que entidade é esse nome?  Para quem as apresentações e as devotadas homenagens?
Guararapes, para além de suas ruas, casarios e organização institucional, é cada cidadão e cada cidadã.
Então Guararapes tem o nosso rosto, a nossa educação, os nossos ideais.
De fato, gestos significativos significam algo maior que o próprio gesto.
O desfile que parabenizou Guararapes foi pleno de gestos significativos.
Em muitos momentos vi que o desfile emocionou os donos da festa, ou seja, cada um de nós.
Agradou muito o gesto de resgatar a história da cidade, seus imigrantes. Com bom gosto foi apresentado caricaturas respeitosas de todos os ex-prefeitos falecidos, dando um ar saudoso e alegre aos familiares ali presentes. Logo fiquei sabendo que naquela tarde, árvores foram plantadas em gratidão a todos os prefeitos que contribuíram com a cidade.
Eu olhava a avenida cheia de gente que queria ainda se apresentar, desejosas de homenagear a sua cidade. A hora ia adiantada, mas o tempo sabia esperar,  para que todos pudessem expressar a sua declaração de amor à Guararapes.
Aqui, louvo a iniciativa de ter sido um desfile inclusivo, com a presença de Escolas, Instituições e Igrejas. Aliás, que bela a apresentação da Igreja Assembléia de Deus (Que voz! e Parabéns pelos 100 anos no Brasil). Que nobreza e beleza os jovens da Igreja Batista fizeram uma catequética encenação.
A fanfarra do CRIE comoveu com sua singeleza. A FAMUG, fanfarra da cidade com suas peças musicais encantou e ousou com o “The Wall” do Pink Floyd, magistral, enquanto tocavam, evoluções artísticas eram feitas com precisão. Todas as apresentações pediam uma Guararapes cada vez mais inclusiva e tolerante.
O desfile ocorrido na ocasião do aniversário da nossa cidade foi como um espelho onde, a própria cidade se viu refletida. Seu passado, o que ela é hoje e o que ela sonha ser.
Se gestos significativos, representam algo maior que o próprio gesto, aos 83 anos (se não me falha a sabedoria) a História de Guararapes está apenas começando!
Parabéns e bençãos a cada Cidadão e Cidadã Guararapense.
Pe. Paulinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fãs do Diário